sexta-feira, 20 de maio de 2016

Estudantes do ensino fundamental participam hoje da Olimpíada Brasileira de Informática


Nesta sexta-feira (20)  estudantes do ensino fundamental da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul realizam as provas dos níveis 1 e 2 da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2016), uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.

Em Mato Grosso do Sul cerca de 7 mil estudantes se inscreveram na Olimpíada, o dobro de 2015, com 3485 inscritos. O objetivo da OBI é despertar nos estudantes o interesse pela Ciência da Computação, importante na formação básica hoje em dia, por meio de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

Em Sidrolândia os estudantes da  EESADA  também está participando da OBI na Modalidade Iniciação – nível 1 e nível 2

Na modalidade Iniciação os alunos concorrem resolvendo problemas de lógica e problemas de computação, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por problemas de computação e detectar talentos potenciais para programação.






Premiação
Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze.
Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação serão convidados para uma semana de cursos no Instituto de Computação da UNICAMP. Os alunos da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da UNICAMP, e acontecerão em datas divulgadas oportunamente. Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 70 países.


Inscrições para o Enem 

2016 terminam nesta 

sexta-feira


Mais de 5 milhões já registraram interesse me participar do exame nacional, que terá provas nos dias 5 e 6 de novembro


Inscrições para o Enem 2016 terminam nesta sexta-feira Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS
Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) têm até as 23h59min desta sexta-feira para fazer a inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) havia registrado mais de 5 milhões de inscritos até a tarde de quarta-feira. As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 68, mas concluintes do Ensino Médio de escolas públicas não pagam, assim como aqueles que comprovarem baixa renda.

MEC assegura gratuidade das universidades públicas
Os desafios da redação do Enem
A inscrição é feita pelo site do Enem. O participante deve ter em mãos, no ato da inscrição, o CPF e o número do documento de identidade e informar um endereço de e-mail. O Inep, responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular informados para se comunicar com o participante.
Publicidade
É também no momento da inscrição que se deve informar a necessidade de algum atendimento específico ou especializado e se o inscrito é sabatista. O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, surdez, deficiência intelectual (mental), dislexia, déficit de atenção ou outra condição especial. O específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas. A inscrição no Enem 2016 só será confirmada após o pagamento da taxa. O prazo para isso é até as 21h59min do dia 25.
Exame é utilizado em programas nacionais
O estudante precisa declarar também se pretende utilizar o resultado do Enem para certificação do Ensino Médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia das provas do exame. A nota do Enem é usada na seleção de instituições públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas na rede privada, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e para vagas em cursos técnicos do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado é exigido no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

terça-feira, 17 de maio de 2016

PARABÉNS JÉSSICA GABRIELI SERBEL

representante da beleza da EESADA


O concurso Miss Sidrolândia 2016 foi mais uma vez um grande sucesso e recorde de público, cerca de 1.600 pessoas compareceram ao evento na noite do último sábado (14), no CTG Campos da Vacaria. 

Na categoria Estudantil a grande vencedora foi a Jéssica Seibel representando a Escola Sidrônio Antunes de Andrade.