domingo, 19 de novembro de 2017


P.A. Matemática na Graduação com o Scratch

A superação de desafios impulsiona a aprendizagem e a construção do conhecimento novo a partir de informações e experiências prévias dos indivíduos. As metodologias ativas podem contribuir para o desenvolvimento da autonomia do estudante.  Por sua vez o Scratch é uma ferramenta tecnológica que permite ao estudante o exercício da autoria e autonomia. Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio Regular da EESADA da disciplina de Matemática da Professora Simone apresentam muita defasagem na aprendizagem e no conhecimento dos conteúdos oriundos do Ensino Fundamental, sendo estes uma preparação para a futura vida acadêmica pretendida. O conhecimento matemático necessita ser construído e reconstruído pelos envolvidos no processo de aprendizagem. Dessa forma, buscou-se dinamizar as atividades em sala de aula, utilizando a linguagem de programação Scratch para desenvolver a produção e autoria de animações e/ou jogos com a intenção de promover o pensamento lógico, a socialização, o trabalho cooperativo, a autonomia e, assim, contribuir para a aprendizagem significativa dos estudantes. Desenvolveu-se jogos ou animações sobre as profissões com os conteúdos matemáticos da grade curricular dos cursos de graduação que os estudantes pretendem cursar.