“Educação” e a “Saúde” sempre foram temas principais nas políticas públicas por serem amplamente reconhecidas como necessidades básicas e universais do ser humano. Atualmente a idéia de “educar” para uma “vida saudável” se ampliou bastante, pois é consenso geral que as condições necessárias para que sujeitos e comunidades sejam mais saudáveis não dependem unicamente do individuo receber informações sobre cuidados com o corpo e ter acesso a tratamento médico/odontológico.
Nessa visão holística e mais abrangente, a Escola passou a tratar a “Saúde” como um tema transversal e multidisciplinar, de modo que a abordagem dessa questão se tornou parte obrigatória de todas as disciplinas, os projetos educacionais e os diferentes departamentos da unidade escolar.
Assim, a Escola deve integrar seus trabalhos com as unidades de saúde para produção do saber com a idéia de que a “saúde” só é possível na produção de cidadania e autonomia do ser humano.
Baseando-se nessas questões os professores de Educação Física da Escola Sidrônio em conjunto com a coordenação pedagógica e direção organizaram o “PROJETO SAÚDE NA ESCOLA SIDRÔNIO” que está integrado com as ações do PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE (Governo Federal), entretanto com ações acopladas e diferenciadas do Programa, numa abordagem estratégica de promoção da qualidade de vida e redução dos riscos à saúde aos estudantes e professores da Escola Sidrônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário