quinta-feira, 27 de junho de 2013

DNA II - PROFESSORA MARGARIDA ENSINA ESTUDANTES A EXTRAIR DNA DE FRUTAS (BIOLOGIA)


A professora Margarida (Biologia) realizou uma atividade prática também com a turma do 1º ano "E" Matutino da Escola Sidrônio a atividade de extração do DNA das frutas.

A professora pesquisou a atividade na internet e com o objetivo de aplicar os conteúdos teóricos apresentados no livro didático utilizou a sala de multimeios da escola para desenvolver a atividade com os estudantes.
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um dos ácidos nucleicos que constituem o material genético da maioria dos seres vivos. O DNA é formado por nucleotídeos, e cada nucleotídeo é formado por uma molécula de desoxirribose, uma molécula de fosfato e uma base nitrogenada que pode ser púrica ou pirimídica.
As bases púricas encontradas no DNA são adenina e guanina; e as bases pirimídicas são citosina e timina, sendo que a adenina liga-se à timina e a guanina liga-se à citosina através de pontes de hidrogênio.
A partir da extração do DNA, será possível verificar o aspecto do DNA, observar que o DNA pode ser encontrado em diversos tipos de células e debater e aprofundar questões científicas relacionadas à genética.

Na atividade prática a professora e os estudantes utilizaram os seguintes materiais:
  • Frutas;
  • Faca de cozinha;
  • Uma colher de sopa;
  • Uma colher de chá;
  • Dois copos;
  • Água filtrada;
  • Sal de cozinha;
  • Detergente;
  • Álcool gelado;
  • Bastão fino de vidro ou madeira bastão;
  • Filtro de café;
  • Gelo moído;
  • Local para se fazer banho-maria.
Fazendo a experiência:
  • Com a faca de cozinha, pique ao morango e/ou maracujá (em pedaços) e coloque quatro colheres de sopa de detergente e uma colher de chá de sal em meio copo de água. Mexa bem até a solução se dissolver completamente;
  • Coloque o morango e/ou maracujá picado no copo com a solução de detergente e sal e leve ao banho-maria por 15 minutos;
  • Retire a mistura do banho-maria e coloque o copo no gelo por cinco minutos, de forma que a solução resfrie;
  • Depois de resfriada, coe a mistura no filtro de papel e recolha o filtrado em um copo limpo;
  • A esse filtrado adicione meio copo de álcool gelado. Deixe o álcool escorrer vagarosamente pela borda, de forma que se obtenham duas fases: a superior, alcoólica; e a inferior, aquosa;
  • Com o bastão, faça movimentos circulares misturando as fases;
  • À medida que se mistura a solução, vão se formando fios esbranquiçados. Esses fios são aglomerados de moléculas de DNA.
Se o professor dispuser de microscópio, todos poderão observar os filamentos de DNA na objetiva 40.
O professor pode questionar os alunos sobre a função do sal de cozinha, do detergente e do álcool gelado utilizados na extração do DNA.
Nesse caso, o detergente, por possuir um componente chamado de lauril sulfato de sódio, desnatura as membranas lipídicas e as proteínas, desintegrando os núcleos e os cromossomos das células da cebola, separando o DNA cromossômico.
O sal misturado à água foi utilizado para neutralizar o DNA, que precipitará com o álcool gelado. O álcool gelado em solução salina proporciona uma solução heterogênea e faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando a massa filamentosa e esbranquiçada.
A experiência foi um sucesso e os estudantes compreenderam como acontece esse processo.









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