quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Concurso Teatral na Semana Mundial da Alimentação da Rede Estadual


A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) criou o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em todo o mundo no dia 16/10 com o objetivo de chamar atenção para as questões relacionadas com a produção de alimentos, assim como ampliar a consciência social sobre o problema da fome no mundo. Neste ano, o foco será a importância dos sistemas alimentares e sua sustentabilidade para garantir segurança alimentar e nutricional, com o tema “Pessoas saudáveis dependem de sistemas alimentares saudáveis”.

Em Campo Grande, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso do Sul (CONSEA/MS) juntamente com demais parceiros promoverão diversos eventos em comemoração à Semana Mundial da Alimentação. Nesta quarta-feira (16), o calçadão da Avenida Barão do Rio Branco, entre a Rua 14 de Julho e a 13 de Maio, recebe a Ação de Mobilização Social que leva à comunidade informações sobre saúde, alimentação e nutrição. No dia 17 acontece o Concurso Teatral sobre o tema “Segurança Alimentar e Nutricional”, com escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, no Museu de Arte Contemporânea (MARCO), das 14 às 17 horas.
 
Dia Mundial da Alimentação

Um sistema alimentar é constituído pelo meio ambiente, pessoas, instituições e processos pelos quais os produtos agrícolas são produzidos, processados e entregues aos consumidores. Tudo isso tem um enorme impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas. E é essa a discussão proposta esse ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como tema para o Dia Mundial da Alimentação.

O tema propõe ainda uma análise dos impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente. Da plantação à colheita, do processamento às embalagens, do transporte até as prateleiras de comercialização, a comida que chega às nossas mesas passa por diversas fases e para isso utiliza muita água, cria gases de efeito estufa e termina afetando cada planta e animal do planeta.

O Estado de Mato Grosso do Sul aprovou em agosto de 2011 a Lei n. 4.072, de 17/8/2011 que cria o Sistema de Segurança Alimentar E Nutricional (SISAN/MS), aderindo desta forma, ao SISAN Nacional; sistema este, que, objetiva reorganizar a produção, distribuição, comercialização e consumo de alimentos no Brasil de forma sustentável e com soberania, sob a ótica da Segurança Alimentar e Nutricional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário