segunda-feira, 2 de junho de 2014

Tira dúvidas Enem e Sisu

O que é o Enem?O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composto por quatro provas objetivas com 45 questões em cada e mais uma redação. Elas são aplicadas em dois dias. Neste ano, o Enem ocorrerá em 8 e 9 de novembro. Todas as universidades e institutos federais, além de algumas estaduais e particulares, usam o Enem como critério de seleção de parte ou de todas as vagas dos cursos superiores. 
O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado por meio do qual instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Os concorrentes substituem o concurso vestibular por uma inscrição feita exclusivamente pela internet, que leva em consideração o desempenho no exame.
Como se inscrever para o Sisu?O processo seletivo do Sisu conta com uma única etapa de inscrição, que é feita exclusivamente pela internet (mec.gov.br), de graça. A cada ano, são abertos dois períodos de inscrições, sempre no início do semestre letivo. Em janeiro deste ano, foram abertas as inscrições para a edição do primeiro semestre de 2014, quando foram oferecidas 171.401 vagas em 4.732 cursos em 115 instituições de Ensino Superior do país.
Posso me inscrever para mais de uma vaga?Sim. O candidato poderá fazer até duas opções (por exemplo, para Medicina na UFMS e Letras na UEMS, conforme disponibilidade de vagas). Também deve definir se concorre pela ampla concorrência ou pelas vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas). Como o Sisu é um sistema dinâmico, os concorrentes podem mudar a escolha de curso e de instituição quantas vezes quiserem, até o prazo final de inscrições. Valerá, porém, a última inscrição. Apesar da flexibilidade para a escolha dos cursos, é proibido se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino.
Como saber em qual vaga eu tenho mais chance de passar?Para aumentar as chances de aprovação, é fundamental que o candidato monitore diariamente as notas de corte dos cursos pelo Sisu. Vale lembrar que elas mudam diariamente, conforme a nota dos candidatos que se inscrevem para uma vaga. O candidato precisa avaliar sua situação e definir se continua naquela disputa ou se tenta outro curso, com nota de corte mais apropriada para o seu desempenho. O candidato só vai poder acompanhar, pelo site, os pontos de corte dos cursos e instituições para os quais se inscreveu. Mas, no último dia das inscrições, vai ter de optar por uma só das inscrições para concorrer.
É divulgada uma relação candidato-vaga?Sim, mas ela pode mudar durante o período de inscrição. Os números relativos à concorrência são anunciados diariamente, sempre em um mesmo horário e valem para o dia todo. Por isso, os candidatos não precisam ficar acordados durante a madrugada. Eles podem verificar durante o dia o quanto estão acima ou abaixo dessas notas.Como saber se a minha nota no Enem é alta ou baixa para a vaga que concorro?
É preciso acompanhar o ponto de corte, que é calculado com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos em cada curso.
Quando vou saber que fui aprovado?No dia do resultado da primeira chamada do Sisu. Quando são abertas as inscrições para o sistema, é divulgado um calendário que contém as seguintes datas: inscrições, primeira chamada e matrícula, segunda chamada e matrícula e lista de espera (os concorrentes que não forem convocados nas duas chamadas terão novo período para manifestar interesse em participar da lista de esperam usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas).
Como sei quais são as instituições e as vagas abertas pelo Sisu?A cada edição, as instituições públicas de Ensino Superior que optam por participar do sistema ofertam vagas em seus cursos, que são disponibilizadas na página do Sisu no momento da abertura das inscrições.
Quando abrem as inscrições?O próximo período de inscrições para o Sisu, que ainda não tem data definida, será válido para ingresso no segundo semestre de 2014, e, para concorrer, o candidato precisa ter feito o Enem 2013.
***Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA dia 27/05/2014.