segunda-feira, 26 de outubro de 2015

#InternetNaEscola

Dia da Conectividade
23/10/2015

Nesta sexta-feira (23), grupo gestor, professores, administrativos, pais e estudantes foram convidados a participar do Dia da Conectividade. A Campanha tinha como objetivo garantir que todas as escolas públicas brasileiras tivessem Internet rápida em suas dependências, possibilitando o uso de tecnologia por todos que frequentam o local.
O Dia da Conectividade foi uma das três propostas da Campanha. Tanto estudantes quanto professores puderam “puxar o bonde da conexão”. Com uma rápida inscrição no site  http://www.internetnaescola.org/#participe foi possível receber e consultar materiais e sugestões de atividades para a data, como ações culturais, de engajamento e comunicação online, além da geração de conteúdo. O envio de um email à presidente Dilma Rousseff, reforçou o pedido por uma internet veloz, e foi uma das opções de atividades para essa data e outra proposta da Campanha.
Além disso, os participantes também puderam colocar em prática a outra proposta da campanha de realizar o teste de velocidade que, como o próprio nome já diz, mediu a velocidade da conexão da escola. Od dadod gerados irão compor o Mapa da Conectividade que, por sua vez, será entregue ao Governo Federal para identificar quais locais precisam de investimento mais urgente.










quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Dicas para uma boa redação
-Reserve ao menos uma hora para a redação (para ficar por dentro do tema, fazer rascunho e passar a limpo).
– A redação não precisa ser de 30 linhas para ficar boa. O que importa é o conteúdo: um texto de 20 a 22 linhas pode sim tirar nota mil.
– O título é um elemento opcional e vale como linha escrita.
– A introdução precisa apresentar tema, tese e encaminhamento de solução. Desenvolver esses itens fica para os parágrafos seguintes.
– Trechos copiados de textos motivadores ou de questões do exame serão desconsiderados na contagem de linhas da redação.
O texto em detalhes
INTRODUÇÃO
É onde o autor contextualiza seu texto, explicando por que o assunto é importante. 
A exposição pode ter de um a dois parágrafos.
DESENVOLVIMENTO
Aqui devem transparecer a opinião e os argumentos do autor, e seu posicionamento deve ser justificado. De dois a três parágrafos.
CONCLUSÃO
Retomando o que foi abordado, é preciso fechar a discussão. Não deixe de apresentar perspectivas para a solução do problema, geralmente em um parágrafo.
Em meio a isso, é preciso apresentar uma proposta de intervenção viável.
Erros que mais descontam pontos
– Falta de concordância do verbo com o sujeito
– Períodos incompletos, truncados, que comprometem a compreensão
– Graves problemas de pontuação
– Desvios graves de grafia e de acentuação (como iniciar frases e nomes de pessoas com letra minúscula, por exemplo)
– Uso de gírias
O que pode zerar a prova
– Fugir ao tema
– Entregar a folha em branco
– Não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa
– Fazer texto de até oito linhas
– Escrever impropérios, fazer desenhos ou redigir, propositalmente, uma parte desconectada com o tema de forma a caracterizar descompromisso
– Desrespeitar os direitos humanos.
Fonte: Diário de Santa Maria - RS.

15 DICAS PARA A REDAÇÃO do ENEM

DOMINE A NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ortografia, acentuação, pontuação, concordância verbal. As normas gramaticais não podem ficar de fora do texto exigido no Enem. É nessa competência que a prova avalia a capacidade de o aluno se expressar conforme os padrões formais da língua portuguesa. Evite gírias, contrações e erros gramaticais, entre outros.
• 1. Atenção às regras gramaticais: Ainda que alguns erros leves possam não descontar pontos, é importante demonstrar domínio das concordâncias verbal e nominal, regência, grafia etc.
• 2. Leia textos de livros, jornais e revistas: A leitura ajuda a se acostumar com o uso da norma culta e o padrão formal da escrita. Treine também a escrita, prestando atenção à gramática.
• 3. Faça um rascunho: Antes de colocar a redação no papel, faça um esboço. Assim, é possível evitar alguns erros. Mas, se errar a grafia de uma palavra, não se preocupe: basta riscá-la e escrever novamente.

COMPREENDA A PROPOSTA

Talvez a exigência mais fundamental da prova seja compreender o que está sendo proposto. Versar sobre um tema análogo ou completamente diferente do exigido significa perder vários pontos – ou até zerar a redação. Aqui também é avaliado se o candidato sabe as características que precisam constar em um texto dissertativo-argumentativo.
• 4. Leia atentamente a proposta da redação: Atente também para os textos motivadores para compreender bem o que está sendo solicitado. A fuga ao tema é um dos erros mais comuns nessa competência.
• 5. Reflita sobre o tema: Antes de começar a escrever, pense no tema proposto para decidir como abordá-lo, qual é o seu ponto de vista sobre o assunto e quais argumentos vai utilizar para defendê-lo.
• 6. Evite reflexões previsíveis: Fuja também de ideias copiadas de textos motivadores, que demonstram pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto. Desenvolva seu próprio pensamento.

SELECIONE E ORGANIZE AS INFORMAÇÕES

Para que o texto seja compreensível e adequado ao modelo do Enem, é preciso saber organizar as ideias e dividi-las em introdução, desenvolvimento e conclusão, dando estrutura e sentido à redação. Essa competência avalia a forma como o candidato seleciona as informações disponíveis e as organiza ao longo do texto, mantendo coerência com o ponto de vista apresentado.
• 7. Tente não ficar "em cima do muro" em relação ao tema: Não importa o problema proposto, mostre seu ponto de vista e o defenda com bons argumentos.
• 8. Não tenha medo de expor sua opinião: Não tema contrariar um ponto de vista que julga ser o dos avaliadores. Só não pode desrespeitar os direitos humanos.
• 9. Mantenha a coerência: Procure não repetir ideias nem chegar a conclusões sem uma sequência lógica, que demonstre como você chegou até aquela solução.

ARGUMENTE COM CAPACIDADE E CONHECIMENTO

A estrutura do texto e a forma como a argumentação é apresentada são os aspectos avaliados nesta competência. Ter coerência nos argumentos é fundamental, assim como saber utilizar advérbios e conjunções, que ajudam na coesão. É importante também estruturar bem os parágrafos para dar à prova escrita uma sequência lógica.
• 10. Procure dar um encadeamento às ideias expostas: Faça isso na introdução, no desenvolvimento e na conclusão, ligando um parágrafo ao outro.
• 11. Faça bom uso dos recursos da língua: Utilize preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais, recursos que possibilitam correlação entre orações, frases e parágrafos.
• 12. Leia textos mais longos: A leitura frequente de textos maiores, com diferentes estratégias de coerência e coesão, ajuda a escrever melhor.

CONSTRUA UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA

Um diferencial da redação no Enem é a exigência de uma proposta de intervenção para o problema abordado. O candidato precisa, além de demonstrar conhecimento do tema e seu ponto de vista, colaborar com uma solução, que precisa ser viável e atenta aos direitos humanos. Não apresentar a solução implica na perda de 200 pontos.
• 13. Estabeleça uma proposta concreta: Nada de soluções vagas ou inviáveis ao contexto brasileiro.
• 14. Envolva atores sociais: Mais do que responsabilizar governo e sociedade, o candidato pode envolver atores sociais como escolas, ONGs e a família, especificando seu papel.
• 15. Respeite os direitos humanos: É fundamental que a proposta de intervenção respeite os direitos humanos, expressa em valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade.

Fontes: Diário de Santa Maria - RS.

Desafio UCDB premia 34 estudantes da Rede Estadual de Ensino com bolsas de estudo


A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) divulgou nesta terça-feira (20) a lista de estudantes vencedores da oitava edição do Desafio UCDB. A Rede Estadual foi contemplada com 34 bolsas de estudo em cursos de graduação, sendo 31 de 100% e 3 de 50%. Os participantes que não foram premiados podem usar a nota do Desafio UCDB para a realização das matrículas.

Desafio – O Desafio UCDB Escolas foi realizado no dia 3 de outubro. Este é um projeto oferecido pela Agência do Futuro Acadêmico (AFA/UCDB), que é realizado anualmente com o objetivo de estimular a busca pelo conhecimento, contemplando com bolsas de estudos em qualquer curso de graduação da Católica, os candidatos que obtiverem melhores resultados na avaliação.

Confira os premiados da Rede Estadual de Ensino da EESADA:


Bolsa 100%  para Druana Maciel Righez 

EE Sidrônio Antunes de Andrade


Bolsas 50% para Tarson Brito Landolfi  

EE Sidrônio Antunes de Andrade
 

Parabéns aos estudantes e a toda equipe pedagógica!!!!

Professores dão dicas de conteúdos que merecem 

última revisada antes do Enem


Fonte: Diário de Santa Maria - RS

No final de semana, mais de 7,7 milhões de estudantes estarão realizando as provas doExame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, além de uma redação em língua portuguesa de estrutura dissertativo-argumentativa.
No domingo, o segundo e último dia de provas, os estudantes precisam responder questões das disciplinas de português, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e matemática, além de elaborar uma redação.
Nesse dia, os candidatos têm à disposição cinco horas e 30 minutos para concluir as provas.
Para auxiliar os candidatos, professores de cursinhos preparam dicas para essas oito disciplinas:

Fonte: Diário de Santa Maria - RS

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Resultado SAIEMS 2015


Gestão Administrativa 8,39

Gestão Pedagógica 7,5

Gestão de InfraEstrutura e Condições de Funcionamento da Escola 7,06

Gestão de Interação e Ambiente Escolar 7,74


Resultado Total da EESADA 
7,44 - Intermediário