sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Dengue, zika
e chikungunya
Três doenças, um só mosquito!


Os vírus que causam essas doenças são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Elas apresentam sinais e sintomas parecidos, mas têm níveis de gravidade diferentes  e não há tratamento específico.

Eliminar os criadouros do mosquito é a melhor estratégia para evitar essas doenças.
A EE Sidrônio Antunes de Andrade desenvolveu um trabalho com os estudantes dos 9º anos vespertino, no combate ao mosquito da dengue através de palestra com os agentes de saúde e panfletagem para conscientização da comunidade escolar da importância de manter limpos os quintais, não deixar água parada, deve-se reduzir o número de mosquitos por meio da eliminação de criadouros sempre que possível, manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água, totalmente cobertos com telas/capas impedindo o acesso das fêmeas grávidas. De forma complementar, deve ser realizada a proteção individual com uso de repelentes pela população.
Pode-se utilizar também roupas que minimizem a exposição da pele, proporcionando alguma proteção contra as picadas dos mosquitos principalmente durante o dia, período que são mais ativos.