O Projeto Jovem de
Futuro reúne
ações, métodos e tecnologias que proporcionam às escolas de Ensino Médio um
modelo de gestão abrangente e participativo, focado em resultados, para a
criação de um Plano de Melhoria de Qualidade que está sendo implementado ao
longo de três anos (iniciando no ano letivo de 2012) com apoio técnico e
financeiro do Instituto Unibanco.
Cada escola define sua própria matriz de
planejamento, identificando carências e necessidades lado a lado com os
parâmetros de qualidade que pretende alcançar em cada aspecto da vida escolar –
como notas médias, perfil dos professores, rotinas administrativas, instalações
físicas.
Na Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade foi
feito um estudo e a partir desse um detalhado planejamento das ações e a definição
de metas que constituíram o programa e servem para alavancar resultados que
sustentem o objetivo principal de melhorar o desempenho escolar e reduzir a
evasão dos alunos.
Temos ações em todas as áreas do conhecimento: Monitorias, Tosco em Ação, Projeto Sidrônio Ambiental, Projeto Vivarte, Interclasse e Agente Jovem.
Especificamente na
área de Língua Portuguesa a Coordenadora Carseléia Gracioli desenvolve as seguintes
metodologias: projetos
multidisciplinares ou específicos (as aulas de monitoria em Língua Portuguesa
estão sendo desenvolvidas com a utilização do material didático do Entre Jovens,
e com tomada de leitura nas salas de aula); mobilizações de aluno e comunidade escolar (monitores e monitorados participaram do desfile cívico que contou com um pelotão de jovens da Monitoria do PJF).
Estes resultados estão direcionados:
-ao aluno: melhorar o desempenho e reduzir a evasão
escolar;
-ao professor: contribuir com a prática pedagógica
e aumento da frequência;
-ao grupo gestor: promover uma gestão escolar
voltada para resultados, com o ambiente escolar conservado, um plano de gestão
ativo, alunos e professores motivados.
Quanto ao Ortografando com o PJF o
estudante selecionado foi Gean Henrique Navarro Ramires do 3º B do turno
matutino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário