quinta-feira, 4 de julho de 2013

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS - 3º ANO MATUTINO - PROFª SUZANA


Atividade realizada: exposição dos sólidos geométricos, confeccionados pelos estudantes dos 3º anos do período matutino da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, sob a orientação da Professora Suzana.
Conteúdo: Matemática
Data: 03/07/2013
Duração: os três turnos
Local: pátio da Escola
Público: Todos os estudantes da escola
Resumo das atividades:

Aos três dias do mês de julho foi realizada na escola Sidrônio Antunes de Andrade a exposição dos sólidos geométricos, confeccionados pelos estudantes dos 3º anos do período matutino, sob a orientação da Professora Suzana e Coordenação do Professor Enauro Henrique.
Os estudantes dos 3º anos confeccionaram os sólidos geométricos para se aprofundarem mais no conteúdo de geometria espacial e a confecção dos mesmos foi um trabalho solicitado pela professora Suzana como quesito de avaliação parcial do conteúdo no bimestre. Foram avaliados vários critérios, desde a confecção de até a complexidade de cada sólido, o capricho também foi levado em conta na hora de avaliar os trabalhos. Os estudantes foram divididos em grupos, e cada  grupo trabalhou com uma classe de sólidos geométricos, sendo Corpos Redondos, Prismas, Pirâmides, Poliedros de Platão e Poliedros Convexos e não Convexos.
A construção de sólidos geométricos serve principalmente para ver com uma enorme riqueza de detalhes os seus elementos mais importantes que são as faces, as arestas e os vértices. Essa visualização no papel às vezes fica comprometida. 
A construção de sólidos geométricos é importante para que os estudantes possam ver em 3D cada uma das classes e ainda manipular com as suas próprias mãos os sólidos geométricos.
Se observarmos o que nos rodeia, encontraremos alguns objetos que são limitados apenas por superfícies planas, outros que são limitados apenas por superfícies curvas e ainda outros que são limitados por superfícies planas e curvas, por causa dessa variedade que nos rodeia é importante termos o conhecimento do que nos cerca, por exemplo, varias pessoas não sabem a diferença entre um prisma e uma pirâmide, ou a diferença entre um poliedro e um não poliedro, mas os estudantes que fizeram esse trabalho sabem, e vão levar esse conhecimento para suas vidas.
Além disso, se aprofundaram no estudo de áreas e volumes, aprenderam a calcular várias áreas diferentes e a calcular o volume de várias formas distintas, o que é essencial na vida de qualquer pessoa ativa na sociedade. Construir sólidos geométricos não é simplesmente fazer caixinhas ou brincar de colar polígonos, ou muito menos enrolar aulas, a construção de sólidos geométricos é importante para termos a noção de que tudo o que nos cerca, inclusive as construções, tem muita matemática envolvida.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário